Fundada em 1965, a franquia Subway só chegou ao Brasil em 1993, e após um período de adaptações e maior reconhecimento da marca, se consolidou no mercado brasileiro, tornando-se uma das maiores franqueadoras do país. Seu objetivo: Ser a maior rede de fast-food do planeta. E ela não esta longe desta meta, como veremos a seguir.
Franquia subway
O Subway é uma franquia de alimentos, que atua na venda de sanduiches naturais: o cliente escolhe entre combinações de pães, saladas, carnes e molhos. A montagem do sanduíche é feita na hora, com todos os ingredientes frescos, seguindo o slogan da empresa - “Eat Fresh”.
Franquias de sucesso - Sanduíche Subway |
O Brasil é o segundo país onde a empresa mais cresce: são mais de 1000 unidades espalhadas por todo o território. Só para você ter uma idéia do tamanho da rede, ela já ultrapassou o McDonald´s em número de lojas no mundo. Este fato pode ser reflexo da preferência e preocupação dos clientes em consumir alimentos mais frescos e saudáveis, características estas presentes nos sanduíches Subway.
Como abrir uma franquia Subway
O primeiro passo para abrir uma franquia subway é preencher o Formulário de Interesse na Franquia, onde deverão ser informados os dados pessoais, profissionais, financeiros, escolaridade e possíveis parceiros. Após o preenchimento, a empresa irá analisar sua solicitação e entrará em contato caso aprovem o cadastro.
Caso você já possua um ponto comercial, é possível fazer o cadastro do mesmo no site. Desta forma, a equipe de expansão do Subway avalia o local, a fim de verificar se é viável a abertura do empreendimento.
Franquia subway – Preço
O Subway não é uma franquia barata, mas se comprado a outras franquias de alimentação, sai na frente no quesito custo benefício. O investimento inicial pode variar de R$300.000,00 a R$600.000,00, sendo o custo da instalação responsável por boa parte deste valor, que vai depender muito do tamanho e localização da loja ou quisoque.
A boa notícia é que a rede possibilita ao franqueado financiar até 50% deste valor, facilitando assim a abertura de uma franquia para empreendedores que não possuem muito capital de investimento.
Confira abaixo quanto custa abrir uma franquia Subway:
- Taxa de franquia: R$ 10.000,00
- Instalação: R$ 200.000,00 a R$ 400.000,00
- Capital de giro: R$ 10.000,00
- Royalties: 8% do faturamento líquido
- Taxa de publicidade: 4,5% do faturamento líquido.
- Faturamento médio mensal: R$ 65.000,00
- Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
Franquia de sucesso – Escolha do ponto comercial e suporte oferecido
Além das habilidades gerenciais do franqueado, a escolha do ponto comercial é determinante no sucesso do empreendimento. Locais com grande fluxo de pessoas, como centros comerciais e shoppings são as melhores opções.
Deve ser verificado também se próximo a região já não existe uma loja Subway em atividade, a fim de evitar uma concorrência entre unidades da mesma franquia. Isso a franqueadora não permite de forma alguma.
A rede oferece todo o suporte na avaliação do melhor ponto comercial. Além disso, o apoio ao franqueado inclui: orientação no design da loja, instrução sobre equipamentos utilizados, programa de treinamento, acesso a fórmulas e sistemas operacionais e avaliações periódicas.
Franquias de sucesso - Loja Subway |
Franquia Subway – Vídeo
Em entrevista ao programa Vitrine, o franqueado do Subway no Bella Citta Shopping, Julio Cesar Sacramento, fala sobre sua experiência com a franquia e detalha alguns aspectos importantes do negócio.
Para maiores informações, acesse o site da empresa: http://www.subway.com.br/franqueados
Confira também outros artigos sobre franquias de sucesso: